Tuesday 11 October 2011

Capitão Barros Basto - Vítima do anti-semitismo - Finalmente será feita justiça ?

Eis a notícia como saiu no Correio da Manhã de 10/10/11:

Família indemnizada por anti-semitismo
Em 1937, uma decisão do Estado obrigou um oficial judeu a sair do Exército Português. O capitão Barros Basto foi afastado das suas funções depois de 20 anos de serviço, por praticar actos próprios do judaísmo. O caso vai ser levado este mês à Assembleia da República pelas mãos dos familiares de Barros Basto, que pretendem a sua reintegração póstuma no Exército. A família do capitão, que pode até ser indemnizada pelo Estado, conta com o apoio de Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados. 
Na altura, o capitão foi levado a julgamento perante o Conselho Superior de Disciplina do Exército, tendo ficado provado que o oficial cumpria vários preceitos judeus. Barros Basto realizava operações de circuncisão a vários alunos do Instituto Teológico Israelita do Porto e saudava-os com um beijo no rosto, tal como os judeus sefarditas de Marrocos, onde se converteu à religião.
Reunidas todas as provas, o Conselho declarou que Barros Basto não tinha "capacidade moral para o exercício das suas funções", suspendendo o capitão do serviço. Mais de 70 anos depois, a família do Capitão quer que seja feita justiça.
Em declarações ao Correio da Manhã, Marinho Pinto disse estar incomodado com a decisão anti-semita de 1937. "Este caso tocou-me pela injustiça que foi feita ao capitão Barros Basto. Foi uma infâmia compreensível, pela onda de anti-semitismo que varreu a Europa, mas é também inaceitável" afirma o bastonário. "A infâmia não pode só situar-se no tempo em que foi cometida – de regime opressivo. Ainda hoje este caso ofende os valores da democracia". Para Marinho Pinto, este caso mostra "o anti-semitismo que ainda existe nas instituições e na sociedade portuguesa".
SERÁ QUE É DESTA QUE SERÁ FEITA JUSTIÇA ?
Para saber mais sobre o Capitão Barros Basto leia este excelente artigo em : http://ruadajudiaria.com/?p=549
Para ler sobre as declarações de Marinho Pinto veja aqui: http://ruadajudiaria.com/?p=661

No comments:

Post a Comment